Realizou-se entre os dias 10 e 13 de março a Feira do Livro 2020. Esta edição teve como temática principal A Importância da Escola. Este evento contou mais uma vez com a colaboração do grupo Leya.

A Sessão de Abertura aconteceu na manhã do dia 10 de março, teve como convidado especial o escritor e antigo Secretário Regional de Educação Francisco Fernandes. Os alunos da PRÉ interpretaram a canção “Um prato cheio de cores” cuja letra é da autoria do escritor convidado. Neste evento os alunos do 3º A e do 4ºA brindaram-nos com um espectáculo intitulado “O menino que só queria jogar a bola”, uma ode à amizade, à importância da escola como transmissora de valores e, claro, uma homenagem ao convidado. Esta dramatização baseou-se, essencialmente, na obra Porque devo ir à escola?. Ainda foi possível encontrar personagens de outros livros da sua autoria: Ogima, Duas Estrelas do Mar, O João Gosta do Mar e um Peixe Prateado, O Diogo quer ser futebolista e O sonho da Maria. Também houve tempo para ouvir as belas poesias criadas pela turma do 2ºA e por alguns alunos do 4ºA. Para terminar, o ilustre convidado, emocionado com a performance dos alunos, falou sobre a sua experiência na criação dos livros abordados, algumas curiosidades da sua vida pessoal e sobre o papel fundamental que a escola tem. Para finalizar respondeu algumas questões realizadas pelos alunos e autografou as suas obras adquiridas pelos alunos. Foi um intercâmbio muito ternurento e gratificante para todos.

No turno da tarde desse mesmo dia (10 de março), a nossa escola teve a honra de receber três grandes jogadores: Rúben Ferreira, Nanu e Bebeto do plantel do CS Marítimo e os elementos da equipa técnica: Jorge Mendonça e Cláudio Lopes. Numa fase inicial cada elemento apresentou-se e falou, com muita sinceridade, do quanto é difícil seguir a carreira de futebolista. Por essa razão é essencial pensar sempre em profissões alternativas. Daí ser importante seguir e valorizar os estudos. Ainda, foram distribuídos autógrafos e merchandising alusivo ao Club Sport Marítimo, que deixaram os alunos encantados. A atividade teve continuidade no campo da escola, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de realizar “uma peladinha” com os craques do Marítimo. Foi uma tarde única e muito divertida. Para a posterioridade ficam as fotos de grupos e os momentos de alegria que o Maior das Ilhas espalhou pela nossa escola.

A Feira esteve aberta a toda comunidade educativa, permitindo o contacto com uma grande variedade de livros infanto-juvenis e ainda alguns exemplares para os adultos. Tanto alunos, como professores, funcionários, encarregados de educação e outros familiares tiveram a oportunidade de visitar a Feira do Livro.

Clique na imagem abaixo para ver algumas fotos na nossa Feira do Livro 2020.

feira livro 2020