Irmãos Grimm
Irmãos Grimm

Jacob e Wilhelm Grimm, conhecidos como Irmãos Grimm, foram dois escritores alemães que registraram na forma escrita as fábulas e contos populares contados na Alemanha. As suas histórias e vidas têm sido inspirações para filmes, livros e séries. 

Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade global. Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante a noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia. Estudiosos, os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração.

Publicados no ano de 1812, os primeiros contos dos Grimm levavam o nome de "Histórias das Crianças e do Lar", totalizando 51 histórias. Aos poucos, os contos desta obra foram-se popularizando ao redor do mundo, sendo reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e idiomas diferentes.

Os contos dos irmãos Grimm são enquadrados no género fantástico por apresentarem personagens e cenários imaginários. Um bom exemplo é o conto da Gata Borralheira, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem em integração com a realidade. Este conto apresenta mais de 300 interpretações no mundo todo.

Irmãos Grimm tem os seguintes livros na nossa Biblioteca:

O bolo João. O mestre ladrão
O Pequeno Polegar
Os mais belos Contos de Grimm II
O Pequeno Kim e O Sultão e os Seus Amigos
O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz
Os Sete Corvos