Ricardo Alberty
Ricardo Alberty

Nasceu em Lisboa em 22 de Agosto de 1919, com o nome completo de Ricardo da Costa Rosa y Alberty. Frequentou o Curso Superior de Letras e o Conservatório Nacional, tendo concluído o curso de Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Fez traduções de obras de Walt Disney, adaptou clássicos da literatura infanto-juvenil mundial, como os Irmãos Grimm e fábulas de Esopo. Traduziu até obras de William Shakespeare. Além disso escreveu muitas obras para crianças: contos, fábulas, peças de teatro infantil e de fantoches. Os temas das suas histórias são, geralmente, a tradição, o conto de fadas, as histórias maravilhosas; usa uma linguagem terna, cheia de cor e imaginação.

Com o livro "A Galinha Verde" recebeu em 1960 o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e em 1980 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Para Crianças, juntamente com a escritora Matilde Rosa Araújo.

A sua peça "O Guarda-Chuva e a Pomba" é considerada o primeiro texto teatral para mimo escrito em Portugal e destinado a crianças. Mimo é representação através dos movimentos do corpo.

Faleceu em Lisboa, em 1992.

Ricardo Alberty tem os seguintes livros na nossa Biblioteca:

Eu também sou gente
O Príncipe de Ouro e outras histórias
Bonecos de Papel de Cor e Outras Histórias