Walt Disney
Walt Disney

Walt Disney (1901-1966) foi um empresário norte-americano. Fundou junto com o irmão Roy Disney, a Walt Disney Company. Criou o maior estúdio de animação de Hollywood, e os parques temáticos da Disney, na Califórnia, na Flórida, na França, no Japão e em Hong Kong.

Walt Disney (1901-1966) nasceu em Chicago, Estados Unidos, no dia 5 de dezembro de 1901. Filho do empreiteiro Elias Disney e da professora Flora Call Disney. Com 7 anos já revelava talento para o desenho. Com 14 anos ingressou no Kansas City Art Institute. Com 16 anos, entrou para a Cruz Vermelha, onde era motorista de ambulância. Com 18 anos retornou para Kansas City e iniciou a carreira de cartunista de propaganda e depois passou a produzir filmes publicitários.

Em 1923, deixou Kansas City e partiu para Hollywood, levando um filme feito com a técnica de desenho animado e atores reais. Seu filme já era exibido nos cinemas, antes do filme principal. Junto com o irmão montou uma produtora e ofereceu seus filmes à distribuidora M. J. Winkler. Produziu "Alice" e em seguida "O Coelho Oswald".

Em 1925, casou-se com Lillian Bounds, uma de suas primeiras funcionárias. Em 1927 criou o ratinho, que foi batizado por sua esposa, com o nome de "Mickey Mouse", que se tornaria um dos maiores sucessos de sua produtora. Nessa época surgia o filme sonoro e anos depois o filme colorido. Em 1928, lançou Steamboat Willie, seu primeiro desenho com som.

Em 1929, Walt Disney criou os personagens "Pato Donald", o "Pateta" e o "Pluto", para contracenar com o "Mickey Mouse". Em 1932, recebeu seu primeiro Oscar, com o filme "Flowers and Trees". Em 1939, lançou o primeiro longa-metragem animado, "Branca de Neve e os Sete Anões", que foi sucesso de bilheteria e deu a seu autor o segundo Oscar. Outros longas foram criados, entre eles, "Pinóquio", "Fantasia" e "Bambi".

Durante a II Guerra Mundial, Walt Disney colaborou com as Forças Armadas, produzindo desenhos animados para treinamento dos soldados. Com o fim da guerra, sem recursos, resolveu prosseguir e criou "Cinderela", que lhe rendeu uma fortuna. Seus estúdios produziram vários filmes, incluindo longas e filmes para televisão.

Em 1955, Walt Disney inaugurou o parque da Disneylândia, na Califórnia. Em 1961, fundou o Instituto de Artes da Califórnia, escola profissionalizante de nível universitário, localizada em Valência, a noroeste do centro de Los Angeles.

Walt Elias Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, Califórnia. Seu corpo foi cremado e suas cinzas estão no Forest Lawn Memorial Park, Glendale. Morreu antes da inauguração do parque Walt Disney World, na Flórida, que foi inaugurado em 1971.

Walt Disney tem os seguintes livros na nossa Biblioteca:

Os Animais da Savana
O Mundo dos Cães
As surpresas do bebé Minnie
Os animais extraordinários
Trovão, o cavalo selvagem
O Rei Leão
As ideias divertidas do bebé Pateta
Os animais domésticos
Bracelete
Branca de Neve e os sete anões
Uma história por dia - Inverno
O Rei Leão
Os animais do bosque
Os sobrinhos vão ao cinema
A Cidade Eléctrica
Robin dos bosques
Uma história por dia - Outono
O Castelo Assombrado
Os animais da quinta
Margarida e a lista de compras
Casamento de inconveniência
O natal do Mickey
Uma história por dia - Verão
Winnie ensina-me a Amizade
Ai que frio!
O diabo do mar
Uma história por dia-Primavera
Minnie vai às compras
Bebé Mickey em casa
A mensagem na garrafa
Por artes mágicas
Vamos tomar banho
Bebé Donald tem fome
Vamos fazer uma festa
Bebé Minie diverte-se
O corcunda de Notre Dame
Um piquenique no campo
Bebé Margarida no jardim
Margarida e a festa surpresa
Um dia na praia
Aladdin
Travesso
Que dia tão bonito!
Pocahontas
Bambi
Uma amizade de peso
Que chuva, que chuva!
Pinóquio
O Bairro de Winnie the Pooh
Para a cama pequeninos!
Tridente de Confiança
Alice no País das Maravilhas
Os meus brinquedos preferidos
Vermelho
Os Aristogatos
Cozinhar com Margarida
As aventuras de Bernardo e Bianca
Tarzan
Boa festa, Ursinho Puff
Compras no mercado
O Grande Sebastião
Bambi