Categoria: Textos dos Alunos

rei dos segredosHá muito tempo atrás havia um rei chamado José. Ele era muito misterioso porque tinha muitos segredos. Ele era muito bondoso, generoso e humilde porque ajudava os mais pobres às escondidas. Apenas uma pessoa sabia dos feitos, era o seu fiel servo, o Daniel Santos que lhe trazia todas as informações que precisava para ajudar os mais desfavorecidos.

Certo dia o Daniel descobriu que havia um casal muito pobre que vivia numa aldeia próxima do castelo real. Eles tinham uma filha com sete anos chamada Susana. A menina ia fazer anos e os pais não tinham dinheiro para fazer-lhe uma festa.

O rei José ficou muito comovido e, na véspera do aniversário da Susana, disfarçado de pobre, foi com o seu servo levar várias caixas com comida, sobremesas e prendas para a festa de aniversário. Antes de chegar à casa da menina, foram distribuir convites para as crianças que viviam nessa aldeia.

Depois dirigiram-se para a casa dela e repararam que os seus pais ainda estavam acordados por causa das luzes que ainda estavam acesas. Então, o Daniel deixou todas as caixas em frente da porta, bateu na mesma e depois escondeu-se por detrás da casa. O pai abriu a porta, viu aquelas caixas todas e reparou numa bela caixa rosa que tinha uma carta por cima. Muito surpreendido, chamou a sua esposa, abriu a carta e começou a ler: “ Estas caixas são para a festa de aniversário que a Susana nunca teve! Tudo foi oferecido de coração e tudo vale a pena para fazer uma criança sorrir!”

-Não acredito! Parece um milagre! Quem será que se lembrou da nossa filha? – Perguntou a mãe.
-Só pode ter sido uma pessoa muito rica e bondosa! – Exclamou o pai da menina.
-Só pode ter sido uma pessoa santa! Obrigado meu Deus! A nossa Susana vai ficar tão feliz! – Disse a mãe, cheia de emoção.

Finalmente chegou o dia do aniversário da Susana! Enquanto ela estava na escola, os seus pais estavam a preparar a festa surpresa com todas as coisas oferecidas pelo rei. Perto da hora do almoço começaram a chegar todas as crianças convidadas. Quando a aniversariante regressou da escola todos disseram:
-Surpresa! Feliz Aniversário Susana!
-Não acredito! Uma festa só para mim! Que alegria!

Foi um dia muito feliz na vida desta linda menina. Mas faltava um mistério para desvendar: quem foi o responsável por ter tornado este dia tão inesquecível? Será que a Susana descobriu? O que achas?